O tratamento específico para veias varicosas será determinado pelo seu Médico Cirurgião Vascular.

Será levado em consideração:
 

  • Sua idade, saúde geral e histórico médico
  • Extensão da condição
  • Sinais e sintomas
  • Sua tolerância a medicamentos, procedimentos e/ou terapias específicas
  • Suas expectativas para o tratamento
  • Sua opinião e preferência

O melhor tratamento para cada caso dependerá da avaliação do seu Médico Cirurgião Vascular. A indicação é a Cirurgia, já que as Varizes podem piorar e gerarem maiores complicações caso não sejam tratadas adequadamente.

Por isso é importante tratar as Varizes sempre com Médicos Cirurgiões Vasculares.

 

O tratamento médico poderá incluir:

 

  • Elevação das pernas.
    Você pode ser instruído a elevar os pés acima do nível do coração, 3 à 4 vezes por dia, por aproximadamente 15 minutos. Ficar sentado ou em pé por longo períodos de tempo e flexionar as pernas ocasionalmente, pode ajudar a manter o sangue circulando. Se você tiver Varizes ainda em fase inicial, elevar as pernas poderá ajudar a reduzir o inchaço e a aliviar outros Sintomas.

 

  • Meias de compressão.
    Essas meias elásticas comprimem as veias e evitam que o sangue se acumule. As meias de compressão podem ser eficazes se forem utilizadas corretamente todos os dias.

 

  • Escleroterapia.
    A escleroterapia é o tratamento mais comum para os vasinhos. Uma solução química de Glicose é injetada nas veias varicosas. O método mais recente, o Laser-Transdérmico, escleroterapia à Laser, possibilita em alguns casos que o tratamento seja mais rápido e realizado sem a necessidade de injeções. As veias doentes não carregam mais o sangue, e outras veias naturalmente passaram a assumir a função exercida pelas veias que forem inativadas.

 

  • Procedimento Cirúrgico.
    Para o procedimento cirúrgico poderá ser utilizado outro tipo de Laser, o EndoLaser. Uma pequena fibra é inserida dentro da veia por meio de um cateter. O laser é inserido e utilizado para destruir a veia doente.

 

  • Retirada da veia.
    Esse é outro procedimento cirúrgico para remover as veias varicosas, chamado de Microflebectomia. Ferramentas especiais inseridas através de pequenas incisões são utilizadas para remover as veias varicosas.

 

Consulte regularmente com seu Angiologista/Cirurgião Vascular.
SBACV – Associação Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular

Pernas para o Ar!

Dentre as recomendações de Prevenção e Tratamento para as Varizes, elevar os membros inferiores é uma medida das mais simples Leia mais

Quais são as complicações das Varizes?

As complicações podem incluir: Inflamação ou inchaço das veias (Flebite) Trombose Venosa Profunda (TVP) Úlceras Varicosas (feridas que surgem nas Leia mais