Dores nas Costas | O que podem ser?

  • Lesão Muscular

Quando se tem dor nas costas no lado direito ou esquerdo normalmente é indicativo de lesão muscular, que pode acontecer após atividade física ou como consequência da atividade profissional, como é o caso dos jardineiros ou dentistas, por exemplo. Esse tipo de dor é normalmente em forma de peso e pode ser bastante desconfortável.

  • Doenças Respiratórias

As doenças respiratórias também podem causar dor nas costas, principalmente ao respirar, já que no processo respiratório há mobilização de todos os músculos do abdômen e das costas.

  • Pedra nos Rins

A presença de pedra nos rins, situação também conhecida como cálculo renal, também pode causar dor nas costas. A dor devido à presença das pedras é conhecida como cólica renal e é caracterizada por ser uma dor muito forte no fundo das costas que impede a pessoa de caminhar ou se mexer.

  • Dor Ciática

A dor ciática é caracterizada por dor no fundo das costas que irradia para as pernas e é causada pela compressão do nervo ciático, que está localizado na região final da coluna ou nas nádegas, provocando dor em forma de pontada com sensação de formigamento ou dificuldade para ficar sentado ou andar.

  • Infarto

Um dos sinais indicativos de infarto é a dor nas costas com aperto no peito e que piora com esforços, além de poder haver sensação de mal-estar ou enjoo, principalmente se a pessoa estiver acima do peso e possui pressão ou colesterol alto.

  • Dissecção de Aorta

Praticamente todas as pessoas que têm uma dissecção aórtica sentem dor. Tipicamente uma dor súbita e extrema, muitas vezes descrita como dilacerante. Algumas pessoas podem desmaiar por causa da dor. Mais comumente, a dor é sentida em todo o tórax, mas, muitas vezes, ela também é sentida nas costas entre as escápulas.

Consulte regularmente com seu Angiologista/Cirurgião Vascular.
SBACV – Associação Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular

 

Quais são as complicações das Varizes?

As complicações podem incluir: Inflamação ou inchaço das veias (Flebite) Trombose Venosa Profunda (TVP) Úlceras Varicosas (feridas que surgem nas Leia mais

Lembre-se de Diminuir o Ritmo e Parar para Respirar

A respiração superficial é extremamente prejudicial não apenas para o emocional quanto também para o corpo. Isso porque a oxigenação Leia mais